E perdoar significa...

O que significa 'perdoar'?Sempre me soou estranha esta palavra, sobretudo quando decomposta em duas. Não a uso muitas vezes porque a sinto como se não fosse minha. 
O acto de per-doar está para lá do entendimento que tenho das relações comigo e com os outros. Exemplos imensos tenho tido de quem foi alvo de malandrices ou contradições  alheias e, no entanto, doou-se a  capacidade de avançar na vida sem esse peso de comiseração. Estou feliz com essa aprendizagem.Sei que as histórias de vida que conhecemos - de vista - ou que ouvimos são caleidoscópios de variações intermináveis. O nosso acesso a essas experiências, como às nossas, é ultra limitado e, no entanto, de possível amplitude gigante!Mas há períodos em que não desejamos a existência de algumas coisas na vida. Mesmo que já tenham sido importantes, fundamentais, poderão deixar de o ser neste instante em que sentimos que não são benéficas, produtivas ou livres. Às vezes lamentamos este sentir, porque as expectativas de outros podem ser goradas e a dor alheia também nos consome... Mas não se trata de não perdoar; trata-se de considerar que há outro caminho, outra cor, que desejamos perseguir. E é importante avançar.O acto de perdoar fica para outrém... Como não acredito no castigo mas sim na correcção, estou em paz com o que sinto e faço, sabendo que esta é a minha melhor versão possível, neste instante.

Comentários

  1. Gostava que os comentários estivessem identificados. Para ficarmos de igual para igual

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei fazer isso!!! ehehehhe
      mas vou assinar, "prontos"
      ass: eu! :-)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Terra para aprender e ensinar

O que se vê desta nuvem branca

Regresso à mulher que sou, depois do silêncio