Apego às pessoas?

Pessoas, emoções, coisas, hábitos... Tudo isto são factores que nos prendem, às vezes indelevelmente, à necessidade de controlo e à segurança.
O modo como nos seguramos a 'desenhos' mentais e emocionais habituais delimita a liberdade de olhar para as coisas de uma forma nova.Por isso sofremos quando amigos e familiares desaparecem para outras bandas sem pré-aviso, quando não interrompemos uma emoção espoletada por uma mesma situação mas em enquadramentos diferentes, e sofremos ainda quando sentimos falta de algum objecto/apêndice que sirva como prova da nossa identidade.
Tudo isto existe na minha vida. Provavelmente na tua também. Exactamente porque sinto isto como meu, sou também - agora - capaz de me ir libertando quase sem a dor de outrora. As pessoas são de mais difícil separação, sabemos todos... Mas também é verdade que eu própria estive nos dois lados da barricada: já fui para outras bandas e já sofri com a debandada de pessoas amadas. No meu coração, e nas duas situações, as pessoas continuam a ser amadas, talvez apenas mude a forma como esse amor é soprado no vento.
Sei intimamente que estamos todos ligados e, de facto, apenas as relações importam. Longe ou perto, outrora, agora ou no futuro, apenas as relações connosco e com os outros nos transformam e catapultam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Terra para aprender e ensinar

O que se vê desta nuvem branca

Regresso à mulher que sou, depois do silêncio