À mulher que é minha Mãe

Aos 52 anos tenho a sorte de ter a minha mãe viva e prestes a completar o seu 84º aniversário.

É sempre maravilhoso estar com ela, mas estes dias foram especialmente transformadores. Talvez para ambas.
À pergunta simples «como te sentes, mãe?» vem a resposta que já conheço como evasiva. Segue-se a insistência na mesma pergunta e as respostas vão-se adivinhando pelo desconforto na cadeira, pelo titubear dos dedos na mesa. 
De uma forma natural, reconheço na Lucinda (muitas luzes tenho eu comigo!) uma mulher colorida de emoções e experiências, mas às vezes confundo-a apenas como a mulher que me trouxe para aqui. E é bem mais do que isso, na realidade. Como eu sou mais do que a mãe dos meus filhos, a Lucinda tem muitos outros papéis, alegrias e tristezas, contratempos ou tempos certos, amores e desamores. 
Mas o que me tem maravilhado é a clareza com que ela olha hoje, a caminho dos 84 anos
, para as pessoas que a rodeiam. Assim, sem pesar e com uma consciência tranquila de quem conclui a veracidade sobre os filhos e os netos, a Lucinda (não isenta de olhos lacrimejados) vai ela própria para além da filiação, assumindo temperamentos, feitios, traquinices mas, e sobretudo, a percepção da identidade da família. Filha de pescador e de uma trabalhadora fabril, trabalhadora incansável e provedora única das filhas durante muitos anos, esta Mulher acordará sempre em mim o legado de procura respeitadora e serena, na qual o tempo que corre a tudo responderá. 
Obrigada, primeira Luz desta minha vida. Anseio, quando for a minha vez, ser capaz de te honrar nesse percurso e dizer-te respeitosamente, através de todos os planos, o quanto esse ensinamento faz de mim um Ser cósmico, porque mais humano. 

Comentários

  1. Duas vezes 'maravilhoso'... gostaste mesmo 😍

    ResponderEliminar
  2. E no fundo não há que desejar nada, apenas sentir esse respeito e dádiva, né? ☺️

    ResponderEliminar
  3. Afortunados aqueles que se nos imprimem e assim se perpetuam! ❤️ Amo-te

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Terra para aprender e ensinar

O que se vê desta nuvem branca

Regresso à mulher que sou, depois do silêncio